29.8 C
Campo Grande
02/05/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioGeralDia Mundial Do Rim é celebrado com atendimento gratuito à população

Dia Mundial Do Rim é celebrado com atendimento gratuito à população

A Campanha tem o objetivo de mobilizar as pessoas e disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na Prevenção, Diagnóstico precoce e Tratamento adequado.

O evento foi criado há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), e ocorre em mais de 150 países. A campanha tem o objetivo de mobilizar as pessoas e disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para evitar os problemas e complicações associados à doença renal.

Serão realizados teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corpórea (IMC), teste de retinopatia nos hipertensos e diabéticos, e teste de creatinina. 

SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA

Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível das funções renais, e indicação de terapia dialítica.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Grupos de Riscos – Os principais grupos de riscos são os hipertensos, diabéticos, obesos e histórico familiar de doença renal. 

Funções Dos Rins – Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

 DOENÇA RENAL EM NÚMEROS

Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal.

No Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, atualmente mais de 155 mil pacientes já realizam diálise no país.

A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

ABREC-MS

A Doença Renal Crônica se caracteriza pela queda progressiva e irreversível das funções renais; na maioria das vezes não apresenta nenhum sintoma, até que o paciente tenha perdido cerca de 50% de sua função renal.

 Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul, ABREC/MS, fundada há mais de 35 anos, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, foi fundada em 1988 e atualmente atende cerca de 1000 renais crônicos carentes da capital e do interior do Estado mensalmente, com apoio socioassistencial com concessão de benefícios, gêneros alimentícios, atendimento multidisciplinar nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia e farmácia com entrega de medicamentos mediante receita, além de cursos de terapia ocupacional, com o objetivo de geração de renda. 

Em Campo Grande, o atendimento à população será nesta quinta (14), das 8:às 16 horas, na Praça Ary Coelho, centro. O evento é uma parceria entre ABREC, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Secretaria Municipal de Saúde, SENAC, Unigran Capital, Uniderp Anhanguera e Laboratório LBD.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes